Tipos de papel de parede, como escolher?


O papel de parede é um coringa na decoração pois é capaz de transformar completamente o ambiente. Pra quem quer ir além da pintura e inovar vamos conhecer melhor esse material porque papel de parede não é tudo igual ok?! Existem mais de 5 tipos de papel de parede e pra você não errar na hora de comprar vamos falar sobre os principais tipos que encontramos no mercado atualmente.

Papel de parede usado em nosso projeto de quarto infantil

Cada vez mais o papel de parede vem ganhando espaço na hora de renovar o ambiente, ele pode ser aplicado como um simples detalhe ou em todas as paredes, a variedade de cores, texturas e estampas é praticamente infinita. Além dos aspectos estéticos a praticidade de aplicação e manutenção também são fatores importantes na escolha desse item. E para atender a cada vez mais a diversidade do público a indústria lança novos materiais no mercado, então vamos falar um pouco sobre a diferença entre eles pra você não se perder nesse mundo dos papéis de parede.

Vamos começar pelo vinilizado que é o tradicional e mais comum, sua base é 100% e uma camada de verniz, possui acabamento mais natural e seu custo é menor. Ele é facilmente encontrado nas grandes redes de material de construção ou em lojas especializadas. E pra quem está levando em consideração impactos ambientais essa também é a opção mais sustentável.

Outro tipo comum de papel é o vinílico que recebe uma camada de vinil e por isso é impermeável e acredite, lavável. Sua durabilidade é de até 12 anos, o dobro do vinilizado mas seu valor é maior. Sua aplicação é fácil e não será difícil achar um profissional para realizar o serviço.

Efeitos pra quem quer muito além da pintura!

Os papéis de parede em alto relevo são esses que possuem um efeito 3D com o trabalho de luz e sombra trazem sensação de movimento e profundidade. Outro tipo incrível de acabamento é o têxtil, são utilizados materiais como o algodão, linho e seda para criar esse efeito que vai além do visual pois o diferencial desse tipo é o toque aveludado ou acetinado do material.

O papel de parede emborrachado possui uma camada de EVA em sua superfície tornando lavável assim como o vinílico. Atualmente os adesivos estão cada vez mais procurados por serem autocolantes facilitando sua aplicação, mas atenção na qualidade na hora de comprar o produto.

Praticidade e rapidez!

Agora vamos calcular!

Geralmente encontramos o papel de parede em rolo de 50cm de largura por 10 metros de comprimento. Para descobrir a quantidade que precisa você deve fazer o seguinte cálculo: (Altura x largura): 4
Assim, para uma parede de 2,80m de altura e 3,50m de comprimento, teremos:
(2,80 x 3,90) : 4 = 9,80 : 4 = 2,45m.
Para segurança da instalação acrescente ao total de 10% a 20% de folga. Nesse caso, o total será de 2,69m, ou 3 rolos de papel.

ATENÇÃO: Existem muitas marcas e fabricantes que não trabalham com essas medidas siga as informações de cada um!
Outra dica importante é se atentar ao lote do produto, confira se todos os rolos são do mesmo lote para que não tenha diferença de impressão mesmo que seja sutil, isso vale tanto para compras em lojas físicas como online.

Gostou das dicas? Então acompanha também nossas redes sociais para mais novidade ;) @studioumi.arq

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

Follow Us